Fale com um especialista: 55 37 3232-1127

O que é e para que serve o CFOP informado nos documentos fiscais?

Por Thais Silva em

CFOP

CFOP é uma sigla para Código Fiscal de Operações e Prestações presente nos documentos fiscais. Sua função é determinar se o documento fiscal refere-se a uma venda, compra, transferência, devolução, entre outras possibilidades. Além disso, é possível descobrir se haverá incidência de imposto sobre aquela operação.

Primeiramente, o CFOP é representando por 4 dígitos, sendo o primeiro dígito responsável por informar se a operação é uma entrada ou saída, e também indicar se a operação é de dentro ou fora do estado ou do exterior.

Portanto se o CFOP iniciar com o número 1, 2 ou 3, indica que é uma operação de entrada.

Entradas

1 – Entrada dentro do estado
2 – Entrada fora do estado
3 – Entrada do exterior

Já se o CFOP iniciar com 5, 6, ou 7, indica que é uma operação de saída.

Saídas

5 – Saída dentro do estado
6 – Saída fora do estado
7 – Saída para o exterior

Os outros 3 dígitos do CFOP informam se o tipo da operação é uma compra, transferência, devolução, entre outras operações conforme exemplos abaixo.

102 – Compra/Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
201 – Devolução de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros

Existem mais de 600 códigos de CFOP, cada um para seu tipo de operação. Vamos demonstrar abaixo um exemplo prático de qual código utilizar em operações de venda.

Por exemplo: Tenho uma empresa de revenda de smartphones com sede em MG. Esses aparelhos são tributados integralmente. Efetuei a venda de dois aparelhos para um cliente situado em MG e preciso a emitir nota fiscal. Qual CFOP devo utilizar?

Dessa forma, o primeiro dígito será 5 porque a venda é para um cliente que mora no mesmo estado da minha empresa e os outros 3 dígitos serão 102, pois conforme tabela acima, esse código é utilizado para vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros. Então, o CFOP será o 5102.

Mas, se essa mesma mercadoria for vendida para um cliente de outro estado, basta alterar o primeiro dígito para 6, ficando 6102. Contudo, como vimos na tabela acima, para uma venda para fora do estado o primeiro dígito do CFOP deve iniciar com 6.

Você pode acessar a tabela completa no portal da nota fiscal eletrônica.

Conheça nosso sistema, clique aqui !


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *