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Centro de Custo – Um exemplo prático

Por Thais Silva em

Todo gestor deve pensar em estratégias de negócios e para isto deve estar avaliando frequentemente o desempenho da empresa. O Centro de Custo é uma das ferramentas de gestão que ajuda no planejamento, permitindo identificar os custos de cada setor ou projeto.

O que é Centro de Custo?

Um Centro de Custo geralmente é um departamento dentro de uma empresa, mas também pode ser um projeto ou um outro núcleo. Ele é uma unidade dentro da empresa com relativa autonomia financeira. Sendo assim, cada departamento pode ser um próprio Centro de Custo.

Gosto muito de usar o exemplo da Ability Informática. Aqui temos três setores: vendas, manutenção de equipamentos e desenvolvimento de sistemas.

Constantemente precisamos avaliar o crescimento de cada setor, e assim poder adotar estratégias de investimentos ou redução de custos. Para que isto seja possível utilizamos o Centro de Custo. Toda despesa lançada deve ser direcionada pra cada setor que ela impacta. Essa despesa pode estar relacionada com todos os setores da empresa ou somente com um.

Exemplo Prático

Por exemplo, disponibilizamos uma planilha que pode ser baixada clicando no botão abaixo.

Dica: Ao abrir a planilha você pode receber um aviso que ela está em modo de exibição. Basta clicar em Habilitar Edição e utilizar normalmente.

O primeiro passo é identificar quais os setores da sua empresa. Conforme dissemos acima, nossa empresa possui três: Vendas, Manutenção e Desenvolvimento.

O segundo passo é lançar as despesas identificando qual setor ela representa. Vamos supor que no mês de março tivemos um custo total de R$ 3.200,00, classificados da seguinte forma:

Despesa Valor
Marketing 150,00
Material de limpeza 300,00
Compra de ar condicionado para o setor de manutenção 2.000,00
Conserto do telhado do setor de desenvolvimento de sistemas 250,00
Frete referente a compras de produtos para revenda 500,00

Como distribuir esses valores pra cada Centro de Custo?

  1. O marketing deve ser dividido para os 3 setores. Em nosso caso toda ação de marketing envolve toda a empresa. Então lançamos R$ 50,00 para cada centro de custo.
  2. O material de limpeza também deve ser dividido para os 3 setores, pois o material de limpeza vai ser utilizado em toda a empresa.
  3. Já a despesa com ar condicionado deve ser lançada somente para o setor de Manutenção, pois é onde o mesmo será instalado.
  4. O conserto do detalhado também segue a mesma linha da despesa acima e deve ser lançado somente para o setor de Desenvolvimento.
  5. O frete também deve ser lançado somente para o setor de Vendas.

Se você tiver usando a planilha que disponibilizamos, conseguirá visualizar um relatório com o custo total que a empresa obteve em determinado período e também o valor por Centro de Custo, ou seja, de cada setor.

A partir do momento que você descobre os custos de cada setor, fica mais fácil planejar e cortar despesas desnecessárias.

Para se ter um controle mais eficiente é essencial a utilização de um software de gestão empresarial e financeira como o Ability. A economia de tempo e o acesso imediato às informações de custos em tempo real podem ser decisivos para a tomada de decisão, configurando-se em um diferencial competitivo.

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