Fale com um especialista: 55 37 3232-1127

5 dicas bem fáceis de seguir para melhorar a gestão de compras

Por Thais Silva em

A gestão de compras sem dúvidas é uma das tarefas mais importantes do negócio. Um bom planejamento é essencial para quem precisa comprar matéria prima ou material para revenda, não deixando a empresa ficar sem estoque e ainda trazendo redução de custos e consequentemente maior lucratividade. A seguir darei 5 dicas bem fáceis que poderão te ajudar a melhorar o processo de compra.

Precisando de um Software de Gestão?

1 – Registre corretamente as entradas

Um dos maiores problemas que observamos é o cadastro incorreto dos produtos, principalmente na padronização da descrição. O mesmo produto comprado de um fornecedor X pode não ter a mesma descrição do fornecedor Y, isto porque cada fornecedor adotou um tipo de padronização. Portanto deve-se ficar atendo para não cadastrar o mesmo produto várias vezes. Veja 4 dicas para ter um cadastro de produtos organizado. Um outro problema muito comum é com relação a unidade de medida do produto. A unidade de medida cadastrada na entrada da nota fiscal deve ser a mesma utilizada para venda, por exemplo: Aqui na Ability compramos cabo de rede que vem destacado nas notas fiscais como caixas, porém nós vendemos o metro. Portanto a unidade de medida utilizada para dar entrada na nota fiscal deve ser metros e não caixas.

2 – Conheça a demanda

Se seu negócio é uma loja de roupas por exemplo, você deve se programar para a próxima estação. A demanda é quase sempre fácil de ser observada, porém necessita de cuidados e é isto que muitas vezes os gestores não fazem. É preciso planejar. Muitas vezes sem o auxílio de um software de gestão torna essa tarefa muito difícil.

3 – Gerencie o estoque

Deve-se pensar muito bem no tipo do seu negócio e qual produto comprar. Também deve-se ficar atento as quantidades de cada item. Um estoque muito cheio causa desperdício, sem falar que o dinheiro ali parado na forma de mercadorias poderia ser investido em outras necessidades do negócio.

4 – Faça cotações

Busque pelo menos 3 orçamentos. Nessa fase muitas vezes a pressa pode prejudicar a sua compra. Por isto os passos anteriores são de extrema importância para que o gestor tenha tempo de efetuar a compra e principalmente conseguir bons preços. Encontrou o melhor preço? Não feche negócio. Além do melhor preço encontrado se informe do prazo de pagamento e de entrega. Uma dica importante é ter em mãos seu fluxo de caixa previsto, para saber a melhor data e negociar com seu fornecedor.

5 – Invista em um sistema de gestão

Para ter um controle eficiente não só na gestão de estoque e compras, mas de toda empresa, é importante o uso de um software de gestão de qualidade. Ele integra todos os setores da empresa, fornecendo ao gestor informações e ajudando o mesmo nas tomadas de decisões. Por exemplo, ao dar entrada em uma nota fiscal o sistema deve alimentar o financeiro e o estoque, já que essas informações estão presentes na nota fiscal. Sem o auxílio de um sistema e fazendo isto em planilhas, o usuário está sujeito a entrar com informações incorretas além de ter retrabalho.

Por fim, a gestão de compras está ligada diretamente com a de vendas. Efetuando uma boa compra sua empresa poderá reduzir custos e oferecer melhores preços e condições para os clientes.

Conheça nosso sistema, clique aqui !

Categorias: Software

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *