Ter um bom cadastro de produtos continua sendo um dos maiores desafios. Ele é a base da maioria dos processos das empresas. Controle de estoque, compra e venda são alguns módulos que utilizam o cadastro de produtos e para que esses módulos funcionem bem, por isso é muito importante que as informações estejam inseridas corretamente.
1 – Defina os funcionários responsáveis pelo cadastro
É fundamental determinar os responsáveis por esse processo na empresa. Se o cadastro for feito por diversas pessoas, as informações não terão um padrão e cada produto será cadastrado de uma forma. Esta função ficando a cargo de um ou dois funcionários certamente será mais fácil manter uma padronização.
Os responsáveis além de conhecer bem o software de gestão que eles irão utilizar, devem conhecer bem os produtos da empresa.
2 – Crie padrões para a descrição
Vamos pegar, por exemplo, uma empresa que vende suprimentos de informática. Ela precisa cadastrar monitores de diversos tamanhos. A unidade de medida dos monitores é a polegada, e esta informação deve estar na descrição do mesmo. O funcionário responsável tem a opção de cadastrar como polegadas ou utilizar aspas duplas ( ” ) que é a abreviação. Mas se não existir uma padronização cada monitor será cadastrado de uma forma e os usuários de outros módulos do software terão dificuldades em encontrar os produtos.
3 – Classifique os produtos
Classificar os produtos consiste em separar por grupo, sub grupo, tipo, cor, tamanho, etc.
A correta classificação confere maior organização ao cadastro de produtos e também auxilia várias atividades diárias (principalmente emissão de relatórios).
Suponha que a empresa de informática precisa emitir um relatório de todas as vendas de monitores do mês de janeiro de 2018. Se acaso, o cadastro de produtos não tiver sido classificado por grupo, não será possível obter esse relatório.
4 – Muita atenção nas informações fiscais
A parte fiscal do cadastro é um grande desafio. Além de conter vários campos complexos com algumas tributações que são exigidas, os tributos mudam constantemente, alterando a forma de cadastrar os produtos, seu custo e consequentemente o preço de venda.
Os pilares das informações fiscais dos produtos são: CST’s, Alíquotas, CFOP’s, NCM e o código CEST.
Antes de cadastrar o produto, a área fiscal ou a contabilidade deve avaliar as informações fiscais para evitar a inclusão incorreta.
O preenchimento incorreto dessas informações podem acarretar multas e prejuízos.
A Nota Fiscal é um documento que garante a legalidade da venda de um produto ou serviço. Sua emissão deve seguir os padrões exigidos pela legislação. Por consequência, pode tornar uma dor de cabeça para Ler mais…
Com o avanço das tecnologias e integrações entre serviços na internet, pensamos dia a dia em como melhorar os processos do nosso sistema e um deles é descomplicar o cadastro de nota fiscal de compra. Podemos Ler mais…
A gestão de compras sem dúvidas é uma das tarefas mais importantes do negócio. Um bom planejamento é essencial para quem precisa comprar matéria prima ou material para revenda, não deixando a empresa ficar sem Ler mais…
0 comentários